sábado, 27 de setembro de 2014

Descarte correto de pilhas e baterias


As pilhas e baterias apresentam em sua composição metais como chumbo, cádmio e mercúrio que são considerados perigosos à saúde humana - causando câncer, anemia e problemas neurológicos - e ao meio ambiente - contaminando o solo, as águas subterrâneas e os alimentos. Sabendo-se que a estimativa de tempo para esses materiais entrarem em decomposição é muito longo (100 a 500 anos) a população utiliza outros métodos inadequados de descartes, aparentemente ideias como por exemplo, o lixo domestico ou comum, e, também, armazenam na própria casa, desconhecendo o risco que esta atitude pode causar, e até mesmo o descarte no meio ambiente. 

De acordo com a  LEI 12.305, de 12-08-2010, o Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA (257 / 99) obrigou os revendedores e os próprios fabricantes a receberam de volta pilhas e baterias usadas para assim, darem o descarte correto a esses produtos. Hoje em dia, já existem formas de reciclagem e reutilização dessas baterias não mais utilizáveis; podendo ser transformadas em insumos utilizados na indústria de refratários, vidros, tintas, cerâmica e química em geral como também na fabricação de novas baterias. Com leis como estas, fica mais fácil assumir o nosso papel como consumidor e ser humano: Buscar o ponto de coleta mais perto de sua casa, ou voltar ao local de compra a devolver suas pilhas e baterias. E assim, proporcionar à esses produtos a melhor forma de descarte possível para que o meio ambiente e consequentemente nós, sejamos os menos prejudicados e com certeza os mais favorecidos com atitudes simples.

 Agora que você já sabe a importância do descarte correto de pilhas e baterias, vai continuar as guardando em casa ou jogando simplesmente no lixo como um produto qualquer? Contrua com o meio ambiente. Vamos lutar pelo bem-estar do nosso planeta, basta apenas estar disposto a ter atitudes simples e conscientes. 


Seja amigo (a) do ambiente: 

















Por Aline Vicente



Nenhum comentário:

Postar um comentário