Apesar deste assunto ser muito conhecido e até praticado em escolas, casas, empresas e outros locais, muitas pessoas não sabem exatamente como se faz o esquema corretamente, pra quê serve e desconhecem todos os motivos que levam uma pessoa fazer o aproveitamento da água da chuva nestes locais. Já sabemos, de acordo com as informações constadas no discutindo sustentabilidade sobre A crise da água, que vivemos em um século em que é essencial para a preservação do nosso planeta e do nosso futuro nele, a nossa conscientização no que diz respeito à utilização da água; seja em casa, na escola, ou em situações do nosso cotidiano. Pense: Se o nosso planeta, com 7 bilhões de pessoas, é responsável por apenas 1% de todo total da água que fica coberto na superfície terrestre, porquê utilizá-la, ou melhor, desperdiçá-la em ações que não necessitam de água potável para ser realizado, ao invés de economizar esta água e aproveitar a água da chuva? Este aproveitamento é um sistema simples com grande diferença no dia-a-dia. Ele consiste na captação da água, filtragem, armazenamento e distribuição da água que cai do telhado. Este sistema deve ser substituição pela água potável para realizar ações de fins domésticos, como lavar pisos, veículos; irrigar jardins, e até mesmo na descarga de vasos sanitários.
Existem todos os equipamentos necessários e os procedimentos recomendáveis de utilização para manter uma boa qualidade da água que irá ser utilizada. Hoje em dia, os equipamentos são fáceis de encontrar e com custos acessíveis.
A ideia deste aproveitamento surgiu com os seguintes objetivos:
► Economizar da água potável
► Incentivar a população a fazer o aproveitamento correto da água da chuva;
► minimizar o escoamento do alto volume de água nas redes pluviais durante as chuvas fortes;
► usar a água para irrigações nos jardins e lavagens de pisos externos. Assim, essa água vai infiltrar na terra e ir para o lençol freático, preservando o seu ciclo natural;
► usar a água para lavagens de pisos, carros, máquinas e nas descargas no vaso sanitário.
O vídeo abaixo apresenta informações básicas para um correto aproveitamento, com os equipamentos necessários e a função de cada um! Confiram!
O nosso planeta precisa ser preservado em todos os sentidos. Não apenas economizando a água limpa, mas também tratando a água que nós mesmos utilizamos, e devolvê-la limpa para a natureza. Uma troca justa, não acham?!
Por Aline Vicente
Nenhum comentário:
Postar um comentário