quarta-feira, 4 de junho de 2014

Empresas Sustentáveis

Empresas Amigas do Meio Ambiente

Por Shirley Mikaele 


Você sabia que existem marcas que priorizam a sustentabilidade em seus produtos?
Podemos ser sustentáveis até mesmo na hora das compras! Um consumidor consciente questiona os produtos que consome e se preocupa com os impactos ambientais gerados desde a fabricação até o descarte daquele produto que está sendo comprado. Sendo assim, muitas empresas aderiram a questão de ser sustentáveis em seus projetos de negócios, que além de diminuírem alguns impactos ambientais e reduzirem o uso de alguns bens naturais não renováveis, conseguem também atribuir maior valor à marca. Claro que todas as empresas de alguma forma prejudicam o meio ambiente com o processo de fabricação de seus produtos, mas o que faz com que tais empresas sejam consideradas sustentáveis é o que elas fazem para minimizar ou reduzir a agressão e impactos diretos no meio ambiente. Empresas sustentáveis também se preocupam com o bem estar de seus funcionários e com a localidade onde estão inseridas, elas realizam atividades para o bem da comunidade que está à sua volta. Veja abaixo alguns exemplos de empresas do tipo:

•Walmart


Muitos produtos da rede Walmart possuem diferenciais sustentáveis, como embalagem reutilizável e menor quantidade de fosfato em detergente e sabão em pó- que contribui para a preservação da vida aquática e manutenção do equilíbrio ecológico. A rede varejista Walmart juntamente com o Cetea- Centro de Tecnologias de Embalagens- fez analises em vários produtos distribuídos pela rede de supermercados e viu em quais deles poderiam ser amenizados os impactos ambientais causados na natureza provenientes do processo de fabricação desses produtos. Alguns fornecedores como Nestlé, JohnsonEJohnson, Unilever e outros agora optam por materiais recicláveis e diminuíram o gasto de água e energia no processo de produção. Este projeto tem o nome "Sustentabilidade de Ponta a Ponta". A marca Danone, também fornecedora do Walmart e participante do projeto junto com a rede varejista, na produção de leite para a fabricação do Danoninho decidiu alterar o tipo de ração dada ao gado; de modo que a produção de leite aumentou e as emissões de metano diminuíram  . Várias outras marcas também aderiram ao projeto como Kraft Foods, L'Oréal, Phillips etc. O Walmart faz bastante ofertas dos seus produtos sustentáveis para que um maior número de consumidores tenham um consumo consciente.

•Natura 


Tem o compromisso com a sustentabilidade desde 1969, ano de sua criação. A Natura estuda os impactos que seus produtos causam na natureza e faz monitoramento de resíduos gerados e de recursos naturais, evitam o desperdício de água, energia e matéria-primas renováveis. A Natura utiliza álcool vegetal ou orgânico ao invés do álcool comum, o que é bom tanto para os consumidores quanto para os trabalhadores e o meio ambiente. A cana de açúcar cultivada para a produção deste álcool não tem agrotóxicos nem adubos químicos; os canaviais são integrados à vegetação nativa, criando ilhas de biodversidade em meio à cultura, o que garante a permanência  da faauna e da flora locais; o que sobra da cana de açúcar é utilizado para a produção de energia. Os trabalhadores rurais, antigos cortadores, foram requalificados e treinados para adotarem práticas agrícolas sustentáveis. A empresa valoriza muito a biodiversidade brasileira em sua linha de produtos. Na linha Ekos a embalagem é 100% reciclável e tem na composição, 50% de materiais virgens (que não passaram pelo processo da reciclagem) e 50% de materiais reciclados pós-consumo, ou seja, recolhidos e processados por empresas recicladoras. Além disso, a Natura tem o projeto "Crer para Ver", que beneficia pessoas a receberem educação, e todos podem participar e contribuir com esse projeto. Quando os consumidores adquirem os produtos da linha Crer para Ver, o lucro recebido é totalmente direcionado ao Instituto Naturo, que investe este lucro em projetos visando a melhoria da educação pública brasileira e por consequência, de nossa sociedade. É considerada a 2° empresa mais sustentável do mundo pela Corporate Knights. 

• Petrobras


A Petrobras realiza pesquisas para evitar cada vez mais o desperdício de água e reduzir os impactos ambientais causados pelas emissões de gases poluentes e também reduzir impactos à natureza provenientes do consumo de energia gerada pela empresa. Tecnologias são desenvolvidas para capturar e reter o Gás carbônico e outros gases do efeito estufa liberados em suas atividades, reduzindo as emissões de poluentes atmosféricos. A Petrobras realiza projetos socioambientais voltados para comunidades próximas às unidades da empresa. Tem o Programa Ambiental, cujo tema é: "Água e Clima: contribuições para o desenvolvimento sustentável"; que reverte processos de degradação de recursos hídricos, promove práticas de uso racional da água, recuperação de áreas produtivas degradadas, conservação de florestas e áreas produtivas degradadas, conservação de florestas e áreas naturais, recuperação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce e apoia vários outros projetos de pequeno, médio e grande porte de organizações por todo país, apoiadora por exemplo do projeto Tamar. 


Se desejamos comprar algo que é oferecido por uma empresa sustentável e oferecido também por uma empresa não sustentável faríamos bem em pensar duas vezes e escolher comprar o produto onde sabemos que a fabricação do mesmo não prejudicou tanto o meio ambiente, mostrando assim uma atitude pequena e simples, porém com um grande diferencial para a natureza!
Pense Global e Haja Local! Seja você a mudança que gostaria de ver no Mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário