quarta-feira, 4 de junho de 2014

Pegada Ecológica

Que marcas queremos deixar no planeta?
Sabia que a forma como vivemos deixam 'marcas' no meio ambiente!?

Por Shirley Mikaele

Isso mesmo,essa marca pode ser considerada como uma 'pegada' e essa pegada pode informar muito a respeito sobre o modo como 'caminhamos', ou seja, reflete o nosso modo de vida. A pegada ecológica ou ambiental é um indicador de sustentabilidade que refere-se a média de quantos planetas terras seriam necessários para sustentar as gerações atuais levando em consideração todos os recursos naturais energéticos e materiais usados por indivíduos da população, ou seja, é a medida do impacto causado pelo modo de vida humano nos recursos oferecidos pelo planeta Terra. A pegada ecológica calcula o que consumimos dos recursos naturais do planeta e compara com a capacidade do planeta de gerar ou repor novos recursos e absorver os resíduos gerados por nós, isso recebe o nome de Biocapacidade. A pegada ecológica reverte em hectares globais o território que um indivíduo ou uma sociedade utiliza para se sustentar, mas não se trata de uma medida exata e sim uma estimativa.

A pegada ecológica é composta por cinco partes:




Terra Produtiva ou Áreas de Cultivo: Terra para cultivo e colheita (produção de alimentos), corte de madeira e outras atividades de grande impacto;
Pastagens: Representa as extensões de terra utilizadas para a criação de gado de corte e leiteiro;
Estoque Pesqueiro: Área de pesca e extrativismo, relaciona-se a captura de espécies marinhas e também de água doce;
Área Urbanizada: Área para casas, construções, área de infraestrutura; inclui transporte e reservatórios para geração de energia;
Carbono: Área disponibilizada para a absorção de CO2 produzido pelas atividades humanas, e para a preservação da biodiversidade. 



Dicas para reduzir sua pegada ecológica:


►Consumo sustentável e consciente,
 que além de reduzir sua pegada ambiental faz
bem para o seu bolso;
►Economizar energia;
►Reciclagem de lixo;
►Economizar e reusar a água;
►Reutilização de produtos e não dar preferência a produtos descartáveis;
►Compras de móveis com madeiras certificadas;
►Evitar o desperdício o máximo possível, principalmente o de alimentos;
►Consumir produtos orgânicos, que além de ajudar a natureza faz muito bem à sua saúde;
►Evite o alto consume de comidas industriais e fast foods,
 pois além de ter uma dieta mais saudável, você evitará a produção
 de muitas embalagens que logo viram lixo;
►Diminuição de meios de transportes que usam combustíveis fosseis.
O aquecimento global é causado em grande parte por emissões dos gases da combustão dos motores dos automóveis. Evite andar sozinho de carro, você pode ampliar suas formas de locomoção, utilizando bicicleta, percorrendo pequenos trechos a pé e organizando caronas solidárias com colegas de trabalho ou escola.


Precisamos viver de acordo com a capacidade que o nosso planeta tem de nos fornecer seus recursos naturais, e não como gostaríamos que a Terra oferecesse. Devemos nos lembrar que dividimos o espaço com outros seres vivos e que as ações de todos tem influência no meio ambiente. Precisamos analisar nosso modo de vida para termos conhecimento do tamanho do impacto que causamos no planeta, pois assim saberemos se vivemos de forma sustentável. 
Nosso planeta é um só!






Seu estilo de vida é sustentável? Calcule sua pegada ecológica



Nenhum comentário:

Postar um comentário