Por Shirley Mikaele
Os agrotóxicos além de prejudicarem bastante a nossa saúde prejudicam também o meio ambiente e os animais! Cada vez mais agricultores aumentam a quantidade de agrotóxicos usados em suas plantações. De a cordo com a Anvisa- Agência Nacional de Vigilância Sanitária- algumas verduras e legumes contém 64% a mais de agrotóxicos do que o valor recomendado, como é o caso do pimentão. Esse excesso de agrotóxicos contaminam o solo, o ar, a água doce e os lençóis freáticos. Quando chove esse excesso escorre e vai parar em rios, ondem matam e contaminam peixes e plantas aquáticas e alteram o PH da água. Animais que se alimentam de peixes acabam sofrendo também, pois ou falta os peixes justamente por terem morrido ou comem o peixe contaminado; muitas pessoas gostam de comprar peixes para seus gatos de estimação e muitas vezes não sabem que esse peixe está contaminado com agrotóxicos, o que também trás muitos males para o animalzinho. Aves também se alimentam de peixes e quando morrem os peixes estas aves ficam sem seu alimento. Esse peixe contaminado pode vir também para nossa mesa, ou seja, além de nos alimentarmos com 'verduras envenenadas' também há outros meios de consumirmos mais agrotóxicos!Agrotóxicos cada vez em dosagens maiores matam micro-organismos do solo, o que torna este solo pobre e com o tempo infértil para cultivo, processo conhecido como "desertificação".
A utilização de agrotóxicos são a segunda maior causa de poluição das águas doces, perdendo apenas para o esgoto domestico segundo o IBGE.
A solução para isso seria o aumento do consumo de alimentos orgânicos. Consumir orgânicos significa a preocupação com as gerações futuras e com os recursos naturais, pois não contaminam a água e não provocam o empobrecimento do solo, além de serem mais saborosos e saudáveis por apresentarem maior valor nutricional.
A natureza clama por cuidados, tudo depende de nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário